terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O texto dissertativo-argumentativo - dicas para fazer uma boa redação

 Vou deixar, aqui, uma pequena dica sobre uma possível estrutura básica (quase um “modelo” bem simples e pouco criativo) do texto dissertativo-argumentativo. Talvez essa dica ajude àqueles que estão com dificuldades para desenvolver um texto de maneira mais clara.

Vale ressaltar que não se trata de um regra a ser seguida, mas apenas de uma dica que pode ser totalmente ou em partes aproveitada. ---> Alguns concursos exigem redação!



Veja aqui outra dica sobre a estrutura do texto dissertativo-argumentativo MODELO ENEM



Primeiro passo: entender bem o tema do texto

Exemplo: TEMA: “O adolescente, hoje, precisa de limites?
  • Desse tema eu posso retirar uma expressão central: “limite para os adolescentes”. Ou posso, simplesmente, retirar a expressão “limites”.



Segundo passo: a introdução do texto
  • Posso começar a escrever o texto dissertativo-argumentativo definindo a expressão central retirada do tema. (entenda como uma das muitas formas de se começar um texto)

Exemplo: Definindo a expressão “limite para os adolescentes” : O que é, ou o que significa dar limites aos adolescentes? 
  
Vou elaborar um pequeno texto (pode ser uma frase ou mais de uma) respondendo a essa questão:

.......A sociedade constitui-se de pessoas que se transformam ao longo do tempo, mudam a forma de pensar e agir. Isso faz com que uma geração de adolescentes não seja, necessariamente, igual a uma anterior, assim como são diferentes as regras e os valores sociais de cada geração. No entanto, independente da época, sempre existirão regras e valores que moldarão o pensamento, o comportamento, as atitudes dos jovens na sociedade – são os chamados limites, que podem se apresentar de maneiras diversas, com maior ou menor rigor.

  • Depois de definir a expressão central retirada do tema, é hora de esclarecer o objetivo do texto. 

    • É possível, nessa hora, responder perguntas como: o que eu pretendo argumentar? Qual é o meu objetivo ao escrever esse texto? 

    • É muito importante centrar-se no tema proposto na hora de estabelecer um objetivo.

Exemplo: Como o tema, nesse caso, é “O adolescente, hoje, precisa de limites?", então, o objetivo será, exatamente, responder a essa questão. Assim, eu posso fechar minha introdução com uma pergunta (lembrando-me, sempre, de não copiar o tema proposto) ou posso colocar a questão do tema sem ser em forma de pergunta propriamente.

.......A sociedade constitui-se de pessoas que se transformam ao longo do tempo, mudam a forma de pensar e agir. Isso faz com que uma geração de adolescentes não seja, necessariamente, igual a uma anterior, assim como são diferentes as regras e os valores sociais de cada geração. No entanto, independente da época, sempre existirão regras e valores que moldarão o pensamento, o comportamento, as atitudes dos jovens na sociedade – são os chamados limites, que podem se apresentar de maneiras diversas, com maior ou menor rigor. Hoje, questiona-se se esses limites devem ser impostos aos adolescentes ou se estes devem ser mais livres para estabelecerem seus próprios limites.


Terceiro passo: o desenvolvimento do texto
  • Para começar a desenvolver o texto, é interessante fazer um esquema sobre o que quero argumentar. 

    • Posso colocar em tópicos, em um rascunho, os pontos principais de cada argumento, lembrando, sempre, do objetivo do texto, para não deixar a redação “caminhar” para um rumo muito além do esperado.

Exemplo: O objetivo é saber se os adolescentes precisam ou não de limites. Eu posso argumentar de várias formas. Vou colocar, aqui, 4 opções:


OPÇÃO 1: Posso defender a ideia de que os adolescentes precisam de limites e apresentar justificativas para isso:

Esquema:

- Os adolescentes precisam de limites porque, nessa fase da vida, ainda estão se moldando valores que os farão indivíduos íntegros, com caráter.

- Os adolescentes precisam de limites porque, nessa fase da vida, eles ainda não têm total discernimento para distinguir tudo que é certo e errado, segundo um modelo de vida sadio e com respeito à moral.


OPÇÃO 2: Posso defender a ideia de que os adolescentes precisam de limites, justificar essa opinião e apresentar exemplo(s) que comprove(m) isso:

Esquema:


 - Os adolescentes precisam de limites porque, nessa fase da vida, ainda estão se moldando valores que os farão indivíduos íntegros, com caráter, e também os adolescentes não têm total discernimento para distinguir tudo que é certo e errado segundo um modelo de vida sadio e com respeito à moral.

- Sobre os exemplos: posso apresentar valores que se aprendem na adolescência e são levados para a vida inteira, sendo tais valores passados através dos limites impostos. Apresentar exemplo(s), também, de atitudes de jovens que mostram a falta de discernimento para distinguir certo e errado. (NÃO VOU LISTAR, AQUI, OS EXEMPLOS, MAS SERIA INTERESSANTE FAZER ISSO)


OPÇÃO 3: Posso defender a ideia de que os adolescentes NÃO precisam de limites e apresentar justificativas para isso:

Esquema:
- Os adolescentes não precisam de limites, mas de carinho dos pais, que,  em muitos  casos, mostram-se ausentes. Os limites impostos acabam afastando pais e filhos.

- Os adolescentes não precisam de limites porque eles já são capazes de entender as regras sociais, e os limites serviriam apenas para inibir a criatividade, a liberdade, a capacidade do adolescente de “amadurecer” sozinho, de encarar a realidade tal como ela é.

OPÇÃO 4: Posso defender a ideia de que os adolescentes precisam de limites, mas estes não devem ser impostos com muito rigor:

Esquema:

- Os adolescentes precisam de limites porque todo ser humano deve saber lidar com regras, ter disciplina para enfrentar todo tipo de situação, e isso se constrói ao longo da vida, principalmente, quando se é jovem.

- Por outro lado, esses limites não precisam ser impostos com tanto rigor, porque pode tolher a criatividade do adolescente.


  • Após esquematizar os argumentos, seria interessante desenvolver esse esquema em, pelo menos, dois parágrafos. 

    • Não posso me esquecer de estabelecer uma ligação entre esses parágrafos.
Exemplo: Coloquei diferentes maneiras de desenvolver o texto. Vou escolher apenas uma para a redação não ficar muito extensa e confusa. Vou escolher a primeira opção para exemplificar meu desenvolvimento.

            Os jovens entre doze e dezoito anos vivem uma fase em que os valores morais e sociais ainda estão se moldando. Trata-se de um período em que o adolescente encontra-se em meio às regras impostas pela escola, pela família, pela sociedade em geral, e essas regras estabelecem limites que, mais tarde, ajudarão esse adolescente de hoje a tornar-se um cidadão íntegro, com caráter e disciplinado.
            Além disso, nessa fase bem jovem da vida, não se tem total discernimento para distinguir tudo que é certo e errado segundo um modelo de vida sadio e com respeito à moral. O adolescente vive cercado de bons e maus exemplos, sendo estes últimos bastante atraentes, tendo em vista o “glamour” da transgressão. Nessa realidade, diferir o que é interessante momentaneamente e o que é correto e promissor não é uma tarefa fácil para o adolescente, por isso é necessário impor limites para que ele aprenda estabelecer essa distinção.


Quarto passo: a conclusão 

  • Para iniciar a conclusão desse texto, voltarei à introdução do texto para relembrar o tema e o objetivo apresentados. Escrevo, então, uma frase (ou mais de uma) sintetizando o objetivo do texto e o foco da argumentação (esse foco da argumentação pode ser encontrado no esquema feito para desenvolver o texto).  
    • Preciso lembrar que não posso repetir o que já foi usado na redação, preciso usar outras palavras e escrever algo não muito longo, pois é só uma síntese.
Exemplo:

             Assim, diante da dúvida se se deve impor limites aos adolescentes hoje, pode-se afirmar que a sociedade precisa de indivíduos de bom caráter e que tenham noção de disciplina. Para se ter isso, é preciso que os jovens saibam seguir regras, internalizar valores e distinguir o melhor caminho a ser percorrido.

  • Para encerrar a conclusão, pode ser interessante apresentar uma solução para o problema tratado ou uma sugestão relacionada à questão desenvolvida.
Exemplo: como a questão que estou usando como exemplo diz respeito aos limites, e o desenvolvimento apresentando, aqui, centrou-se na justificativa de se impor, sim, limites aos adolescentes, então, posso fechar o texto com uma das duas opções abaixo:


1) Uma sugestão para os pais: mostrando uma maneira de impor limites apropriada para a geração de adolescentes atual.
2) Uma sugestão para os próprios adolescentes: mostrando uma maneira de entender a imposição de limites como algo positivo.


Escolho, então, a segunda opção para encerrar:



          Assim, diante da dúvida se se deve impor limites aos adolescentes hoje, pode-se afirmar que a sociedade precisa de indivíduos de bom caráter e que tenham noção de  disciplina. Para se ter isso, é preciso que os jovens saibam seguir regras, internalizar valores e distinguir o melhor caminho a ser percorrido. Portanto, os adolescentes não devem enxergar os limites impostos como uma forma de perseguição ou como uma maneira de evitar que eles “vivam a vida", mas sim como uma auto-defesa diante da liberdade exagerada, da falta de humanidade, do modismo em detrimento do amor próprio e do excesso de "doces armadilhas" que a realidade apresenta.


O TEXTO COMPLETO:

        A sociedade constitui-se de pessoas que se transformam ao longo do tempo, mudam a forma de pensar e agir. Isso faz com que uma geração de adolescentes não seja, necessariamente, igual a uma anterior, assim como são diferentes as regras e os valores sociais de cada geração. No entanto, independente da época, sempre existirão regras e valores que moldarão o pensamento, o comportamento, as atitudes dos jovens na sociedade – são os chamados limites, que podem se apresentar de maneiras diversas, com maior ou menor rigor. Hoje, questiona-se se esses limites devem ser impostos aos adolescentes ou se estes devem ser mais livres para estabelecerem seus próprios limites.
        Os jovens entre doze e dezoito anos vivem uma fase em que os valores morais e sociais ainda estão se moldando. Trata-se de um período em que o adolescente encontra-se em meio às regras impostas pela escola, pela família, pela sociedade em geral, e essas regras estabelecem limites que, mais tarde, ajudarão esse adolescente de hoje a tornar-se um cidadão íntegro, com caráter e disciplinado.
        Além disso, nessa fase bem jovem da vida, não se tem total discernimento para distinguir tudo que é certo e errado segundo um modelo de vida sadio e com respeito à moral. O adolescente vive cercado de bons e maus exemplos, sendo estes últimos bastante atraentes, tendo em vista o “glamour” da transgressão. Nessa realidade, diferir o que é interessante momentaneamente e o que é correto e promissor não é uma tarefa fácil para o adolescente, por isso é necessário impor limites para que ele aprenda estabelecer essa distinção.
        Assim, diante da dúvida se se deve impor limites aos adolescentes hoje, pode-se afirmar que a sociedade precisa de indivíduos de bom caráter e que tenham noção de disciplina. Para se ter isso, é preciso que os jovens saibam seguir regras, internalizar valores e distinguir o melhor caminho a ser percorrido. Portanto, os adolescentes não devem enxergar os limites impostos como uma forma de perseguição ou como uma maneira de evitar que eles “vivam a vida", mas sim como uma auto-defesa diante da liberdade exagerada, da falta de humanidade, do modismo em detrimento do amor próprio e do excesso de "doces armadilhas" que a realidade apresenta.

272 comentários:

  1. gostei, ajudou muito! obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem gostei muito desse texto e uma lição de vida para os adolescente, como eu. Suzy

      Excluir
  2. está ótimo,,,me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  3. otimo me ajudou muito espero que minha professora tambem goste... muito obrigado

    ResponderExcluir
  4. As explicações em módulos com exemplos detalhados de como fazer cada passo do texto, é uma ótima idéia, baseados neles ampliei meus conhecimnetos em redação, possibilitando agregar maior valor aos textos e alcança a minha aprovação em um concurso público.
    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas explicações só tem a somar conhecimentos que nao eram visados por mim,mais ao final disso fiquei informado e renomado a fazer um bom texto..Muito sujestivas as explicações...
      vlw..

      Excluir
    2. "SUGESTIVAS" E NÃO "SUJESTIVAS"

      Excluir
  5. obrigado me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  6. mt boa a dica, gostei msm

    ResponderExcluir
  7. achei o texto ótimo, porque salientou os pontos principais das dúvidas de quem quer construir um texto desse tipo e foram dadas informações valiosíssimas. obrigada!ajudou muito.

    ResponderExcluir
  8. Ajudou Muito.. Parabéns Bom Trabalho.

    ResponderExcluir
  9. Muito obriga! Todas as duvidas q eu tive depois desse modo de mostrar como se faz,elas foram esclarecidas,m ajudou muito.

    ResponderExcluir
  10. otimo gostei muito.......

    ResponderExcluir
  11. muito boa as dicas ajudou bastante, obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Maravilhosa explicação, não vi nada igual até agora.
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  13. me ajudou bastante..
    tudo que eu precisava.
    parabéns...

    ResponderExcluir
  14. amei a explicação... tirou todas as minhas dúvidas sobre como fazer uma boa redação, eu amei... espero que a minha professora também goste...
    parabéns você foi genial!!

    ResponderExcluir
  15. parabens vc é fera!! vc tem um futuro brilhante viu, obrigado e te desejo felicidades q DEUS te ilumine vlw!!!

    ResponderExcluir
  16. Adorei a sua explicação voce explicou muito bem eu gostei muito parabéns

    ResponderExcluir
  17. Caramba!,faz 2 anos que estudo isso, mas só agora fui entender.ajudou muito.Valeu

    ResponderExcluir
  18. Texto ótimo. Uma excelente explicação. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  19. Muito obrigada pela brilhante forma que você nos ensinou a fazer uma redação.Assim como muitos, somente agora consegui absorver as técnicas de redação, pois com você construindo o texto passo a passo , tudo ficou mais claro, ou seja, não ficou só na teoria de que um texto dissertativo precisa ter introdução, desenvolvimento e conclusão. Novamente, muito obrigada,pois já estava desanimada de tentar fazer um texto bacana e não conseguir. Você me colocou para a frente de novo! Deus lhe abençõe sempre e que você consiga sempre alcançar os seus objetivos! Você me ajudou mesmo! Cláudia

    ResponderExcluir
  20. obrigada!
    vou fazer uma prova amanha e tenho que fazer esse tipo de redacao..

    ResponderExcluir
  21. obrigada pela brilante ideia de postar essa redacao passo a passo...
    que Deus nosso criador te ilumine a cada dia...
    sucesso pra voce e sua familia!!!
    francinalva

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pela sua ajuda, o mundo precisa de pessoas como você que mostre o que realmente precisamos.

    ResponderExcluir
  23. bom de mais... Boas dicas

    ResponderExcluir
  24. Muito bom, são dicas exenciais para um bom entendimento !

    ResponderExcluir
  25. muito bom, obrigado.

    ResponderExcluir
  26. Adorei, explicou muito bem... Me ajudou bastante!!!

    ResponderExcluir
  27. Parabéns pela explicação, ajudou a todos nós!

    ResponderExcluir
  28. Perfeito, simplesmente muito bom mesmo! Meu ajudou muito!

    ResponderExcluir
  29. Adoreii,me ajudou muito...agr faço boas redações nas provas da escola

    ResponderExcluir
  30. muito obrigado,foi bastante exclarecedor

    ResponderExcluir
  31. Muito obrigado vocé é especial siga em frente.Alexander vicson

    ResponderExcluir
  32. Foi a melhor explicação que obtive até agora. Bem detalhados todos os passos. Sinto-me mais confiante para iniciar uma redação dissertativa. Obrigada.

    ResponderExcluir
  33. me ajudou muiiito
    parabéns

    ResponderExcluir
  34. ótima ezplicação..ajudou muito.

    ResponderExcluir
  35. Adorei, me ajudou muito se o tema da redação do enem 2012 for esse vou me dar muito bem! Obrigada.

    ResponderExcluir
  36. adorei,foi muito util p/mim....

    ResponderExcluir
  37. q bom, podermos contar com essa brilhante ajuda.

    ResponderExcluir
  38. súper legal, amei mto..

    ResponderExcluir
  39. Obrigada !
    Com essa grande ajuda , fica muito mais fácil de Desenvolver um bom texto dissertativo .

    ResponderExcluir
  40. Como algumas pessoas conseguem explicar tudo o que se precisa em apenas meia página? "É porque existem 'pessoas' e pessoas." Obrigado pela ótima ajuda.

    ResponderExcluir
  41. Me ajudou muito!!! Muito Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  42. Obrigado!ajudou bastante mesmo muito bom.

    ResponderExcluir
  43. Espero que essa dicas me ajudem na hora da prova,o site está de parabéns pelo ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  44. muito obrigado! isso facilitou muito a minha pesquisa,pois nao é em todos os lugares que encontramos otimas explicaçoes que nao sejam muitoooo grandes.

    ResponderExcluir
  45. muito obrigado me ajudou muito!!!!

    ResponderExcluir
  46. muito legale de facil entendimento!!!

    ResponderExcluir
  47. Muito bom me ajudou bastante looool

    ResponderExcluir
  48. nossa adorei! ficou otimo

    ResponderExcluir
  49. São belas dicas para quem tinha algumas dúvidas,assim como eu.Gostei demais!!

    ResponderExcluir
  50. São belas dicas para quem tinha algumas dúvidas,assim como eu tinha.Gostei muito!

    ResponderExcluir
  51. MUITO BOM. ADOREI AS DICAS. AGORAÉ PRÁTICAR.

    ResponderExcluir
  52. amei a dica! me ajudou,e tirou minhas duvidas, obrigado.

    ResponderExcluir
  53. Gostei,me ajudou muito

    ResponderExcluir
  54. nossa cara! vc é um gênio. ficou incrivel! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  55. a prendir muito!faleu.

    ResponderExcluir
  56. Muito Bom, Me salvou da prova de amanhã

    ResponderExcluir
  57. Foi de grande valia. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  58. gostei bastante das dicas.

    ResponderExcluir
  59. gostei muito das exemplicasao
    agudou muito

    ResponderExcluir
  60. muito obrigada!!! ficou muito boa a redação!

    ResponderExcluir
  61. muito boa as dicas e fácil de compriender, mem ajudou bastante a entender o assunto ....

    ResponderExcluir
  62. valeu bela explicaçao

    ResponderExcluir
  63. muitooo toopp amei a explicação parabens!!!

    ResponderExcluir
  64. Obrigado, me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  65. MARAVILHA CONTINUI ASSIM


    ResponderExcluir
  66. gostei ajudou muito,obrigado !!!

    ResponderExcluir
  67. gostei ajudou muito,obrigado !!!

    ResponderExcluir
  68. Perfeito! Parabéns, ajudou muito! Amei o seu texto :)

    ResponderExcluir
  69. Muito obrigado pelas dicas me ajudou bastante porque antes estava tudo confuso.Valeu

    ResponderExcluir
  70. Muitxo bom! Me ajudou bastante!^^

    ResponderExcluir
  71. aprendi muitas estrategias com este textos, esta perfeito, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  72. maravilhoso, esta de parabens quem fez!!!

    ResponderExcluir
  73. Féra muito bom, estudei minha vida toda e fui entender mesmo
    lendo seu blog.
    Muito luxo fih...

    ResponderExcluir
  74. me ajudou muito,obrigada

    ResponderExcluir
  75. Me ajudou muito,obrigada!

    ResponderExcluir
  76. Eu, nunca uma explicação tão maravilhosa sobre o conteúdo.Valeu tá ótimo.

    ResponderExcluir
  77. uito bom suas dicas eu gostei bastandes

    ResponderExcluir
  78. Nossa desse jeito ficou até mais facil de construir um texto argumentativo,muito bom!

    ResponderExcluir
  79. Adorei as dicas tudo bem explicadinhoooooooo...valew! \o

    ResponderExcluir
  80. Valeu... Vo tirar acima de 800 no ENEm depois dessas dicas.

    ResponderExcluir
  81. Gostei muito.Foi esclarecedor.
    Tenho 39 anos e irei fazer o ENEM para concluir o nível médio.
    Há muitos anos que não estudo.
    Suas dicas valeram ouro.

    ResponderExcluir
  82. nossa..muito bom..tenho certeza que vai me ajudar...vlw

    ResponderExcluir
  83. Adorei as dicas, vai me ajudar muito no seminário que vou apresentar no 06/11/2012

    ResponderExcluir
  84. Essas dicas valeram muito, pois se tornam importantes para um bom dissernimento em relação a elaboração de uma redação, muito obrigada.

    ResponderExcluir
  85. Muito bom,me ajudou bastante!!!!

    ResponderExcluir
  86. Muito bom,me ajudou muito!!!!

    ResponderExcluir
  87. Muito boa a explicação. Mim ajudou muito.

    ResponderExcluir
  88. muito boas essas dicas, me ajudaram demais, valeu!!!

    ResponderExcluir
  89. muito bom, agora já sei fazer o texto pro Enem!

    ResponderExcluir
  90. ajudou muito, mais você poderia colocar um pouco mais de exemplos na opção 2, do segundo passo. Mas muito obrigado, consegui entender o que a professora não conseguiu me explicar. tenho mais duvidas, mas o dono do site poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  91. gostei muito vai me ajudar a fazer uma boa redação

    ResponderExcluir
  92. adorei as dicas me ajudou bastante apesar de ainda existir pequenas duvidas mais nada como uma estudada antes da prova

    ResponderExcluir
  93. Adoreiii, irá me ajudar na prova do enem... Obrigada!

    ResponderExcluir
  94. Está explicação é melhor que eu pude usufruir da net, eu aconselho a todos que estiver com dúvidas de fazer uma redação dissertativa e argumentativa.

    ResponderExcluir
  95. adorei tá muito bom muito obrigado

    ResponderExcluir
  96. Bem interessante gostei....

    ResponderExcluir
  97. é valeu mesmo muito bom ........

    ResponderExcluir
  98. Ficou 10,Muito bom mesmo!!!!

    ResponderExcluir
  99. Muito abrigado pelo esclarecimento! Que Deus abençoe todos aqueles que utilizam todos os meios de comunicação e socialização não só para benedicio proprio mais para ajudar outro principalmento aos que não despoem de condições de ultilizar outros meios para chegar em seus objetivos

    ResponderExcluir
  100. Muito bom... aprendi bastante. Obrigado

    ResponderExcluir
  101. cara vc é muito bom, entendi direitinho como fazer um texto dissertativo-argumentativo, agora enem me aguarde... valeu

    ResponderExcluir
  102. adorei as dicas me tirou 90 por cento das duvidas

    ResponderExcluir
  103. adorei as dicas me tirou 90 por cento das duvidas

    ResponderExcluir
  104. Adoreei vai me ajudar muito , Amanha é a prova de redação do ENEM !

    ResponderExcluir
  105. Amei, Amei, Amei! Ajudou muito! Obrigado! :)

    ResponderExcluir
  106. Essas dicas me ajudaram muito.

    ResponderExcluir
  107. Gostei!Muito bom mesmo! me ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  108. Manow hj é minha provinha de redaçao do enem cara to muito melhor agora pelo fato de que eu to mais por dentro do que é uma redação assim manow very good ;) walleeo

    ResponderExcluir
  109. cara, hoje vou fazer a redação do enem e os tópicos me ajudaram muito vlw.

    ResponderExcluir
  110. vai me ajudar mto no enem, valeu

    ResponderExcluir
  111. muito bom msm
    me ajudou muito..... adooorei

    ResponderExcluir
  112. gostei muito, ajudou ate demais.

    ResponderExcluir
  113. Muito bom o Texto, Bem explicativo, ajudou Muito!
    Parabéns ao autor.

    ResponderExcluir
  114. Veiiiiii muito obrigadoooooo um xero no cangote sim borA bahea

    ResponderExcluir
  115. Gostei muito,foi explicado passo a passo.

    ResponderExcluir
  116. Muito Bom....
    Mim ajudou bastante, o que eu realmente precisava para a minha redação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  117. Irei fazer um texto para o ph amanha temtarai usar essas regras muito obrigado reze por mim '-'

    ResponderExcluir
  118. Muito obrigado ajudou bastante

    ResponderExcluir
  119. foi de otima ajuda obrigado

    ResponderExcluir
  120. muito legal,isso é q saber escrever um texto.

    ResponderExcluir
  121. De forma simples e muito bem exposta, soube mostra diferente modos de nao so fazer e tambem de analisar um texto, sua construcao mostra como q deve ser feito um texto abg.

    ResponderExcluir
  122. muito legal essas dicas espero quer mim ajude na hora da prova do cefet

    ResponderExcluir
  123. ajudou bastante, obrigada...

    ResponderExcluir
  124. Obrigado! Ajudou demais tenho certeza que minha redação ira ficar otima

    ResponderExcluir
  125. adorei!!texto perfeito para uma boa redação!!

    ResponderExcluir
  126. gostei muito me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  127. Ótima explicação e redação também!!!

    ResponderExcluir
  128. muito bom mesmo ajudou bastante valeu!

    ResponderExcluir
  129. A princípio, vim aqui em busca de distinguir um texto dissertativo-argumentativo de um texto comúm, mas ao longo dos exemplos propostos, pude observar, que a elaboração de uma redação indiferente do tema, é dava a mais nobre e valiosa, a que realmente souber expressar as idéias sobre tal tema, portanto, o estudo e o conhecimento do mundo é a chave mestra para obtenção de uma excelente nota.

    ResponderExcluir
  130. Muito boa sua redação e sua explicação ajudou muito na minha prova,obrigada

    ResponderExcluir
  131. Dicas excelentes, mim ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  132. Gostei muito das dicas. Com certeza vou usáçlas

    ResponderExcluir
  133. obrigado pelas dicas, me deu uma ampla visão sobre como fazer minha redação.

    ResponderExcluir
  134. MUITO BOA ESSA DICAS....BOA PRO ENEM

    ResponderExcluir
  135. Gostei muito, foi bastante esclarecedor.
    Que Deus continue lhe abençoando!

    ResponderExcluir
  136. Perfeita explicação!
    Parabéns ao autor !!!!

    ResponderExcluir
  137. Ótima explicação e redação, me ajudou muito a produzir uma redação. Tenho certeza que irei mim da bem na redação que irei fazer.

    ResponderExcluir
  138. òtima explicação!

    ResponderExcluir
  139. uma das melhores aulas expositiva sobre redação, brilhante,parabéns!!

    ResponderExcluir
  140. Nossa, você está de parabéns... Sua redação ficou ótima, peço sua permissão para usa-lá em minha aula de português! Tenho essa liberação concedida?

    ResponderExcluir
  141. obrigada foi muito gratificante ,pois agora sei o que é um texto dissertativo-argumentativo,e como preparar uma boa redação ,obrigada por me ajudar,DEUS TE ABENÇÕE.


    ResponderExcluir
  142. Amei muito as dicas ,tirei muita dúvidas!!!

    ResponderExcluir
  143. demais,meu professor er um bosta passa filminho e na hora da prova cobra geral,mas isso tiro todas minhas duvidas

    ResponderExcluir
  144. muito bom, texto bem argumentado e exemplificado. Finalmente vou poder fazer um bom texto dissertativo-argumentativo de qualidade.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  145. ótimo, muito legal, me ajudou bastante !

    ResponderExcluir
  146. Gostei bastate vou tentar pega essas dicas e tirar o melhor proveito delas. Obrigado

    ResponderExcluir
  147. uma boa explicacao.foi muito util par o desenvovlimento de um trabalho que tive.

    ResponderExcluir
  148. ajudou muito, obrigado. pedro henrique da silva freire, barreira , ceara

    ResponderExcluir
  149. Muito bom....tava precisando de uma explicação bem claro pq costumos fugir muito do tema proposto e ter muitas duvidadas na hora da conclusão...Obrigada ^^

    ResponderExcluir
  150. Muito bom! Aprendi bastante. Obrigado!

    ResponderExcluir
  151. vlw veia vai ajuda na h da prova com a minha cola

    ResponderExcluir
  152. Muito bom, muito obrigado e parabens¡!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir